Prefeitura Municipal de Bom Conselho
Secretária de Assistência Social
Coletivo Unijovem
Agradecimento
Agradeço
Primeiramente a Deus que me proporcionou discernimento, cautela e acima de tudo confiança para a concretização de todas as atividades desenvolvidas.
Agradeço aos meus novos (as) colegas de trabalho, que com paciência foram me mostrando os caminhos certos e objetivos que o projeto PROJOVEM proporciona tanto ao educador como aos educandos.
E a todos os educandos (as) que com suas bagagens de experiências também contribui para nosso crescimento como pessoa e como profissionais, pois a cada encontro pode-se refletir pelas nossas ações desenvolvidas, proporcionando ao nosso trabalho uma auto-avaliação.
E, em especial gostaria de agradecer a duas pessoas fundamentais, que me deram a oportunidade de vivenciar essa rica experiência de trabalhar com jovens e os aspectos sociais em que nós estamos inseridos. As pessoas que tenho tanto a agradecer são a professora Jateane Severino que depositou total confiança em mim e em meu trabalho me entregando sua turma, pois por motivo de saúde precisou se afastar do trabalho, e a coordenadora Janeide de Melo que também acreditou e confiou em mim como pessoa e como profissional, ambas me auxiliaram em todo processo de elaboração e execução das atividades desenvolvidas.
Com todos esses agradecimentos, percebo que não estou sozinha e que todo ser humano precisa do outro para viver, aprender e, principalmente, conviver em harmonia e companheirismo, pois segundo Alencar “não nascemos humanos, nos fazemos e aprendemos a ser [...]” (2001, p.53).
Esse processo de aprendermos a ser humano acontece através dessas experiências de encontros e desencontros de pessoas e conhecimentos, no mútuo processo de ensinar e aprender com o sucesso e o fracasso.
Essas experiências, por mim vividas, fazem-me ter um posicionamento mais coerente com as relações sociais e uma afinidade com a identidade da docência, de ser educadora, de contribuir significativamente com a aprendizagem do outro, de ser humano e ensinar a ser humano, pois uma boa ação reflete em outra.
Mensagem de Reflexão
Faça Acontecer
Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer.
O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. Tanto o vendedor melhor pago quanto aquele que raramente realiza uma venda possui os mesmos talentos e recursos. A diferença está no que eles fazem com o que têm.
Tanto o escritor que mais vende quanto o que nunca publicou nada possui o mesmo dicionário cheio de palavras para trabalhar. A diferença está no que eles fazem com o que têm.
Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização. Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser.
Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias.
Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. Mas é você quem deve fazê-lo acontecer.
É você quem tem que assumir o compromisso e fazer o que for necessário para atingir a grandiosidade de que é capaz. Você tem o que é preciso.
Você tem primeiramente um Deus maravilhoso que, utilizando o critério de equidade fez todos os seres humanos capazes de aprender.
Você tem um Deus que está ao teu lado em todos os momentos, sejam eles de alegria ou de tristeza.
Você tem um Deus que se preocupa com você.
Você tem um Deus! Você tem vida! Você tem potencial! Você tem o que é preciso. FAÇA ACONTECER!!!
Identificação
Prefeita do Município: Judith Valéria de Alapenha Lira
Secretária de Assistência Social: Paula Franssinete de Lyra
Coordenadora do Projovem Adolescente: Janeide de Melo Lucena
Educadora Social (Substituta): Beneane Simão Gomes
Coletivo: Unijovem Serra I
Relatório
O projovem adolescente é uma das quatro modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, que atende exclusivamente a faixa etária de 15 a 17 anos. É um serviço educativo, que integra as ações de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O objetivo do Projovem é complementar a proteção à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária, oportunizando ainda conhecimento e desenvolvimento intelecto e social para os jovens.
Para fortalecer esse objetivo, caracterizo dentro do Planejamento Pedagógico como objetivo construído em longo prazo, fez se necessário traçar estratégias intencionais e exequível para que aproxime o jovem e o motive a conhecer o projeto e a fazer parte do mesmo, desenvolvendo atividades, ações mais especificas que de certa forma gradativamente atinja o objetivo geral citado inicialmente, aproximando ações a realidade em que o jovem estar inserido, pois o PROJOVEM trabalha especificamente com ações socieducativa.
As ações educativas do PROJOVEM constituem-se em três eixos estruturantes (convivência social, mundo do trabalho e participação cidadã) que visam o desenvolvimento integral dos jovens nas diversas dimensões de sua vida, como individuo como cidadão e futuro profissional, orientando sua vivência na família, na escola, na comunidade e na sociedade
E para elaboração e realização das atividades socioeducativas que serão descritas mais adiante, nós educadores social tivemos como apoio pedagógico o “caderno do Orientador Social”.
Esses cadernos apresentam objetivos e programação detalhada de ações socioeducativas com conteúdos e atividades teóricas e práticas que envolvam temas transversais, como: Juventude e Direitos Humanos e Socioassistenciais; Juventude e cultura; Juventude e Esporte e Lazer; Juventude e Meio Ambiente; Juventude e Saúde e Juventude e Trabalho.
A partir desses temas transversais propostos, cada coletivo em sala de aula escolheria um tema para pesquisar e elaborar um projeto de intervenção a ser vivenciado na comunidade, onde o educador junto com os jovens pode-se criar inovar e até mesmo adequar as sugestões de ações à realidade local, mas de certa forma preservando a essência da proposta do “caderno do Orientador”.
É necessário também manter a articulação entre os eixos estruturantes com os temas transversais que propicia aos jovens a construção de uma visão integrada dos conhecimentos de cultura, direitos humanos e socioassistenciais, esporte e lazer, meio ambiente, saúde e trabalho.
Dessa forma, iniciam-se as atividades socioeducativas a partir da elaboração do PLA (plano de atuação social), e dentro dos temas transversais o coletivo unijovem escolheu: Juventude e meio ambiente, onde inicia a formação do coletivo pesquisador, os alunos têm como atividade pesquisar suas curiosidades sobre o meio ambiente e suas relações, criando seu próprio conceito a respeito do conteúdo.
O conteúdo foi discutido em roda de conversa e explanado tanto pela professora quanto pelos alunos, numa mutua socialização de ideias formando conceitos sobre os problemas ambientais apresentados no planeta, e identificados também na comunidade. Num trabalho de campo observamos nossa realidade quanto à questão do cuidado com nosso planeta e principalmente nossa cidade em relação aos problemas ambientais que mais afetam nossa cidade: lixo doméstico, destino do lixo, poluição dos rios, lixo hospitalar, entulhos deixados nas ruas e outros.
A partir desse trabalho de campo elaborou-se o tema do PLA “Cidade limpa: vamos cuidar do nosso Planeta”, a partir do tema traçaram-se metas para intervir na comunidade e atividades para serem desenvolvidas em sala de aula, como realizar entrevista na comunidade, levar informação a comunidade sobre os problemas ambientais discutidos em sala de aula (aquecimento global, efeito estufa, meio ambiente e seu relação com os seres vivos, reciclagem e coleta seletiva), peça teatral vivenciada na culminância, elaboração de gênero textual propaganda e redação, oficina de reciclagem com a confecção de peças decorativas e brinquedos com materiais com papel, papelão, jornal, garrafa pet e outros.
Todas essas atividades foram realizadas com intuito de alertar e conscientizar alunos e comunidade sobre os problemas ambientais que nosso planeta e nossa cidade estar vivendo, ressaltando ainda nosso papel como cidadão e como ser vivo que precisa de um ambienta limpo e bem cuidado, e para isso é necessário que seja preservado. Essa conscientização foi levada para comunidade na visita a uma escola municipal do nosso município, a Escola Luiza Maria.
Os alunos do projovem falaram para as crianças sobre os problemas ambientais e também apresentaram uma peça teatral de “fantoches”: O vovô Peixoto, a historinha contava o sofrimento dos peixinhos com mau hábito dos humanos de jogar lixo nos rios, as crianças adoraram, ainda nesse encontro teve a participação do professor Nivaldo que compôs versos de cordéis sobre os problemas ambientais, onde ele recitou alguns e falou sobre sua vida, que passou por essa realidade, pois por muitos anos ele dependia da coleta de material reciclável, história que tinha tudo a ver com nosso projeto.
Dessa forma pode-se envolver os três eixos temáticos com o tema transversal numa experiência produtiva e significativa, pois foi possível ver o interesse e curiosidade e participação tanto dos alunos quanto da comunidade sobre o tema em questão, e assim encerramos as atividades do PLA.
Dentro das datas comemorativas do ano, não podíamos deixar passar em branco o dia das mães, em sala de aula foi exposto o contexto histórico dessa data comemorativa, e ressaltar realmente a importância do dia das mães tanto na questão afetiva do amor materno, quanto na questão religiosa e histórica abordada em sala de aula, confeccionamos ainda lembrancinhas para serem entregues as mães que em um encontro entre todos os coletivos e as mães dos alunos comemoraram essa data com um louvor emocionante, sorteio de presentes, e os comes e bebe da festa.
O CREAS (Centro de Referência a Assistência Social) em parceria com a secretária social do município convida os jovens do projovem para participar de uma passeata para mobilizar jovens e comunidade em uma campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, bloqueamos ruas, entregamos folhetos informativos sobre o tema na tentativa de alerta a todos sobre esse problema social.
Depois dessa mobilização fez-se necessário levar o tema para sala de aula, explicitando a diferença entre exploração e abuso sexual, para entender melhor esse tipo de violência às crianças e adolescentes, problema esse que e tão freqüente mais pouco abordado pela mídia e sociedade, talvez por muitas vezes esses agressores serem da alta sociedade, ainda para aborda essa temática foi realizado a exibição de um filme:”Desaparecidos” que retrata essa realidade.
Em atividade socioeducativa foi resgatado um dos temas transversais propostos lá no inicio das aulas, o tema é a juventude e o trabalho, foi abordado a importância e a necessidade de se ter uma profissão, do jovem traçar perspectivas de vida através da busca por sua independência financeira, eles conheceram também como organizar um currículo e elaborá-lo no computador, ferramenta também essencial para inserção desses jovens no mercado de trabalho, que infelizmente a maioria dos alunos desse coletivo não tem noção básica do manuseio do computador.
Em relação às manifestações culturais que estão inseridas na nossa região Nordeste se evidencia a do mês de junho, que são as festas juninas e suas tradições de comidas típicas, santos, músicas, trajes e ornamentação da grande festa com bandeirolas e balões, além da fogueira e os rojões, conhecerem a origem dessa festa foi essencial para entender toda essa alegria e colorido do povo e da festa, festa de origem portuguesa nos faz entender que essas comemorações são levadas de geração a geração.
Conhecendo essa manifestação cultural dentro das diversas linguagens artísticas, música, dança e artes plásticas com o artista Alfredo Volpi na releitura de suas obras que representam essa festa. O encerramento do semestre foi realizado com uma grande festa com o arraial do projovem com forró e comida típica, trazendo a tradição da palhoça e aglomeração e pessoas para festejar as festividades Juninas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.