Artista
Pintor brasileiro nascido em Lucca, Itália, um dos maiores pintores da história da arte brasileira e conhecido como o mestre das bandeirinhas. Chegou ao Brasil com 18 meses de idade, quando sua família se fixou em São Paulo. Autodidata, trabalhou como encanador, marceneiro-entalhador e encadernador até se tornar pintor decorador de interiores e decorador de paredes (1912). Realizou a decoração mural (1918), do Hospital Militar do Ipiranga, com o pintor Alfredo Tarquínio. Iniciou sua participação em mostras coletivas (1925) e passou (1927) a participar com Francisco Rebolo Gonsales, Mário Zanini e Aldo Bonadei, entre outros, do grupo Santa Helena, com ateliê na praça da Sé, São Paulo SP, cidade onde morou até sua morte, motivado pelas origens proletárias de seus integrantes.
Obras
Contexto O contexto está relacionado com as questões sociais e culturais em que o artista retrata em suas obras e o contexto em que a mesma vem sendo apreciado. O mês de junho é muito caracteristico da região nordeste comemorar a festa junina, e como toda manifestação cultural apresenta uma origem, dança, vestes, crenças, comidas típicas e outros esses símbolos que caracteriza os fstejos juninos estão presentes nas obras desse artistas, que a apritir dái sentimos a necessidade de conhecer os signicados dos símbolos juninos, o que não deixa de ser um estudo da história da nossa cultura.
Significados dos símolos juninos
Pra você a fogueira da festa junina é apenas uma fogueira? Pois saiba que cada símbolo junino tem o seu significado. A comemoração possui um conteúdo histórico muito interessante e seus enfeites, danças e jogos, possuem um valor religioso, que para muitos, é desconhecido.
Nas linhas abaixo, conheça os principais símbolos das festas juninas.
Fogueira
Protege contra os maus espíritos, purifica o local e também é uma forma de agradecer aos santos.
Fogos de artifícios
Espanta os maus espíritos.
Quadrilha
Dança típica francesa, praticada em salões, como símbolo de agradecimento aos santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro). A dança sepopularizou nas festas juninas do Brasil, sendo realizada ao ar livre. Os termos usados na quadrilha, aqui no Brasil, ganharam uma nova linguagem, misturando português com francês, pelo menos no sotaque:
- Balance: mexer o corpo
- Anavan: avante
- Returnê: voltar para seu posto
- Tur: Dar uma volta
- Cavalheiros: homens
- Damas: mulheres
Casamento
Dizem ser uma homenagem a uma moça francesa, que engravidou e foi obrigada a se casar.
Mastro
Sua origem está ligada aos cultos agrários, que eram feitos em agradecimento à fecundação das sementes. Quanto mais alto o mastro, maior a fé, pois simboliza total devoção.
Bandeirinhas
Seguindo a tradição católica, as bandeirinhas possuem desenhos de santos ou frases religiosas. Mas, hoje em dia, isso não é levado ao pé da letra.
Pau de Sebo
É um mastro untado de sebo com um prêmio no topo, para quem alcançar.
Por que caipira?
Primeiramente, o caipira foi o personagem escolhido por vir de uma cultura cheia de crenças e costumes. Mas, hoje em dia, parece ser apenas uma “caricatura”.
Lavagem do santo
O ritual é feito antes da meia noite, quando molham a imagem de um santo num lago/riacho ou com uma bacia d’agua, depois banha-se as mãos, pés ou outra parte do corpo para buscar proteção divina.
Simpatias
Nesta época do ano, costuma-se fazer simpatias, a maioria, apenas para trazer sorte, principalmente no amor.
Releitura ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.