Torre de Hanoi
A Torre de Hanói original foi provavelmente inventada pelo matemático francês Edouard Lucas em 1883. Esta tarefa envolve dois aspectos do funcionamento de execução, e envolve a capacidade de seguir regras e não quebra-las para resolver o problema. O outro envolve a possibilidade de se parar de se mover os discos muito rapidamente e dar-lhe tempo para pensar e planejar com antecedência. As crianças jovens, são frequentemente incapazes de fazer ambas as coisas. Então não se surpreenda se a criança também tem essas dificuldades. No entanto, é provável que até a realização de actividades como esta que as crianças recebem melhor em parar de se fazer algo, e na pausa para que eles possam pensar sobre as conseqüências de suas ações.
Ajude a criança ou jovem a planear e seguir as regras

Introdução: O enigma da Torre de Hanói permite ensinar às crianças como lidar com as tarefas que envolvem o planeamento. Esta tarefa baseia-se na habilidade de antecipar problemas no futuro e ter certeza que as regras do jogo são seguidas; ambos são habilidades de executar uma ação.
Material necessário:
- três hastes de madeira
- um conjunto de discos de tamanhos vários com furos no centro, que se encaixam facilmente nas hastes
- O jogo começa com um conjunto de discos que são colocadas sobre a haste do lado esquerdo.
- O disco maior fica no fundo e as menores no topo.
- Para resolver a Torre de Hanoi tem que mover todos os discos para a haste do lado direito
- A ordem dos discos nessa vara tem que ser o mesmo que no início, com as maiores na parte inferior e os menores em cima.
- Só pode mover um disco ao mesmo tempo
- Nunca colocar um disco maior em cima de um menor
- Use as suas próprias palavras para explicar o jogo
Observe a criança:
Certifique-se que explica o objetivo da missão, e as duas regras - a apenas mover um disco por vez e que os discos maiores não podem ser colocados em cima dos discos menores.
Se a criança é jovem, é provavelmente melhor começar com apenas dois discos - quanto mais discos, mais difícil é resolver o problema.
Assista para ver quantas vezes a criança quebra as regras - não se preocupe se ele ou ela faz, isso é esperado com crianças pequenas.
Se as regras forem quebradas perguntar por que isso aconteceu. Veja se você pode descobrir se seu filho "esqueceu", a falha do funcionamento na execução, ou (menos provável), uma tentativa de desrespeitar as regras.
Observe se a criança tem uma estratégia e está a planear, parando antes de mover os discos.
Muitas crianças vão mover os discos rapidamente, sem pensar nas consequências dessas escolhas. O planeamento ajudará a resolver os problemas no menor número de movimentos possíveis.
Se a criança resolver o problema pergunte como eles conseguiram fazê-lo. Não ficaria surpreso se eles têm dificuldade em responder. Deixe-os explicar em suas próprias palavras. Pergunte-lhes se eles tentaram planear com antecedência.
Você pode querer falar com eles sobre o planeamento antecipado e como ele pode ajudar a resolver o problema.
INTELIGÊNCIA TODO MUNDO TEM?!
O Jogo matemático foi usado na aula com o objetivo de incentivar os jovens a planejar suas perspectivas de vida, e perceber que em nossas vidas estamos rodeados de jogos cheios de regras e que precisamos segui-las e nos adaptarmos as mesmas se quisermos estar incluídos neste complexo jogo chamado SOCIEDADE.
O jogo da vida é igual a torre de anói precisamos dar um passo de cada vez, mas com confiança que nossos objetivos serem alcançados, por isso digo que inteligência todo mundo tem, só é saber usa-la.
MENSAGEM
Faça Acontecer
Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer.
O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. Tanto o vendedor melhor pago quanto aquele que raramente realiza uma venda possui os mesmos talentos e recursos. A diferença está no que eles fazem com o que têm.
Tanto o escritor que mais vende quanto o que nunca publicou nada possui o mesmo dicionário cheio de palavras para trabalhar. A diferença está no que eles fazem com o que têm.
Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização. Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser.
Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias.
Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. Mas é você quem deve fazê-lo acontecer.
É você quem tem que assumir o compromisso e fazer o que for necessário para atingir a grandiosidade de que é capaz. Você tem o que é preciso.
Você tem primeiramente um Deus maravilhoso que, utilizando o critério de equidade fez todos os seres humanos capazes de aprender.
Você tem um Deus que está ao teu lado em todos os momentos, sejam eles de alegria ou de tristeza.
Você tem um Deus que se preocupa com você.
Você tem um Deus! Você tem vida! Você tem potencial! Você tem o que é preciso. FAÇA ACONTECER!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.