Atividade sobre acessibilidade
A discursão realizada no coletivo entre os jovens e a orienradora social sobre a "acessibilidade em prédios públicos" teve como objetivo conscientizar alunos e comunidades sobre a importância de se ter nos locais públicos a acessibilidade para deficientes físicos e aos idosos do nosso município, e para isso desenvolveu-se as seguintes atividades:
1º DINÂMICA
AS DIFICULDADES
Desenvolvimento: Forma os coletivos em grupos para que de olhos vendados eles possam passar por alguns obstáculos dispostos na sala, para que eles ponssam sentir na pele a dificuldade da falta de acessibilidade, e passar a sensação de limitação para os colegas.
2º Leitura e interpretalçao da música da Xuxa:
Você Vai Gostar de Mim
Tem gente que é loirinha pra valer
Tem gente com o cabelo de cachinho
Tem gente que parece que só faz crescer...
Tem gente que é chamada de baxinho .
Eu sou diferente de você
Você é diferente de mim
Eu sou diferente de você
E mesmo assim,
Você vai gostar de mim...
Tem gente que não pode ver você
Tem gente que tem olho puxadinho
Tem gente que usa as mãos pra se mover
E tem quem mova mundo por mim...
Eu sou diferente de você
Você é diferente de mim
Eu sou diferente de você
E mesmo assim,
Você vai gostar de mim...
Tem gente tão fina que nem se vê
Tem sempre um que é o mais gordinho
Tem gente com degraus pra vencer
E só depende de um empurrãozinho...
Tem gente que vai e surpreender
Parece que a alegria não tem fim
Tem gente com encanto pra viver
É gente com o pó de pilim-pim-pim...
Eu sou diferente de você
Você é diferente de mim
Eu sou diferente de você
E mesmo assim,
Você vai gostar de mim...
3º Confeccionar cartazes ilustrativo que representem toda e qualquer diferença em nossa sociedade.
4º Montar entrevista no computador
Objetivos da pesquisa:
Tem gente com o cabelo de cachinho
Tem gente que parece que só faz crescer...
Tem gente que é chamada de baxinho .
Eu sou diferente de você
Você é diferente de mim
Eu sou diferente de você
E mesmo assim,
Você vai gostar de mim...
Tem gente que não pode ver você
Tem gente que tem olho puxadinho
Tem gente que usa as mãos pra se mover
E tem quem mova mundo por mim...
Eu sou diferente de você
Você é diferente de mim
Eu sou diferente de você
E mesmo assim,
Você vai gostar de mim...
Tem gente tão fina que nem se vê
Tem sempre um que é o mais gordinho
Tem gente com degraus pra vencer
E só depende de um empurrãozinho...
Tem gente que vai e surpreender
Parece que a alegria não tem fim
Tem gente com encanto pra viver
É gente com o pó de pilim-pim-pim...
Eu sou diferente de você
Você é diferente de mim
Eu sou diferente de você
E mesmo assim,
Você vai gostar de mim...
3º Confeccionar cartazes ilustrativo que representem toda e qualquer diferença em nossa sociedade.
4º Montar entrevista no computador
Esse quarto momento foi dividido em dois momentos o primeiro foi em sala de aula onde coletivamente pensamos e escolhemos as questões, o segundo momento foi no laboratório de informática onde com uso do programa Microsoft Office Word montamos a entrevista para depois serem entregue a cada aluno para realização da mesma.
- Observar a acessibilidade em prédios públicos, lojas, mercados, igrejas e outros;
- Conhecer as dificuldades de locomoção das pessoas com necessidades especiais e até mesmo os idosos que precisam circular nesses ambientes;
- Sensibilizar jovens e comunidade com a importância de adequar esses ambientes para melhor atender toda uma população e suas necessidade e diferença.
1.Caracterize o entrevistado:
( ) IDOSO ( ) portador de necessidades especiais, qual?__________
2. Você tem autonômia física e de locomoção para sair de casa?
( ) SIM ( ) NÃO Qual?____________________
3. Você sente alguma dificuldade de se locomover no centro da cidade, em igrejas, lojas ,mercados e até mesmo prédios píblicos?
3. Você sente alguma dificuldade de se locomover no centro da cidade, em igrejas, lojas ,mercados e até mesmo prédios píblicos?
( ) SIM ( ) NÃO Justifique_______________________
4. Para minimizar essa dificuldade do seu cotidiano você recebe assist~encia da família ou vizinhos?
4. Para minimizar essa dificuldade do seu cotidiano você recebe assist~encia da família ou vizinhos?
( ) SIM ( ) NÃO Justifique_______________________
5.Você se sente discriminado por esse tipo de limitação, pelo seu direito de ir e vir ser muito precário?
( ) SIM ( ) NÃO Justifique_______________________
6. Você já passou algum tipo de constragimento na rua, no banco, na loja, mercado e outros lugares que vcê frequente, como por exemplo, cair, tropecar ou até mesmo reclamação de alguma pessoas por estar atrapalhando seu espaço:
( ) SIM ( ) NÃO Justifique_______________________
5º Registro fotográfico da real situação dos príncipais prédios do comércio do nosso município.
6º Pesquisa campo
Como atividade para casa cada aluno ficou responsável para emtrevistar um idoso e uma pessoa com necessidades especiais de locomoção ou de visão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.