sábado, 25 de fevereiro de 2012

Acoolismo

Acoolismo, Fuja desse vício...



O tema foi abordado em sala de aula por causa do período do carnaval, festa que infelizmente incita ao consumo precoce do alcóol entre os jovens. Alertando os jovens sobre os prejuizos que o uso exagerado do alcóol traz para nossa saúde, prejuízo psicológico, físico e social e pro isso que toda sociedade deve estar engajada para minimizar esse problema social. Foram realizados estudos com textos interpretativos verbais e não verbais exemplificando também características dos gêneros textuais para socialização coletiva e elaboração e de cartaz e exposição do mesmo no nosso painel de trabalhos.

 textos:




Estudo de caso: Caipirinha

Caso 3 – A Caipirinha
Viviane, 15 anos, 8.a série do ensino fundamental, filha única, pais separados, mora com a mãe, empregada doméstica. Procurou a Unidade Básica de Saúde de sua comunidade por sentir fortes cólicas no período menstrual. Nega relação das cólicas com hábito intestinal ou alterações urinárias. Refere ter uma boa alimentação e um ciclo menstrual irregular, com sangramento normal. Viviane nunca teve namorado, apesar de todas as suas amigas já terem vivido essa experiência. Diz que se considera muito feia, pois seu peito é muito grande e desde que ficou “mocinha” seu nariz mudou de forma e o cabelo encaracolou, não conseguindo mais dar jeito nele. Revela que somente quando bebe “caipirinha” é que consegue ficar feliz e se relacionar com os meninos. Conta que se sente muito sozinha e triste, achando que eles não se interessam de verdade por ela. Afirma também que detesta ficar menstruada, pois isso é um incômodo. A menarca foi aos 13 anos e ainda não iniciou sua vida sexual. Ao exame físico: altura 1,60 cm, peso 55 Kg e estadiamento puberal P4 M4.

Refletindo e Discutindo
Que problemas você identifica nesse caso?
Você considera normal a irregularidade menstrual relatada?
Que perguntas você faria para elucidar melhor o diagnóstico?
Quais seriam as condutas adequadas?
Beber “caipirinha” oferece algum risco a Viviane?

 Textos de apoio:

  

 A médio e longo prazo o consumo de álcool acarreta consequências graves, não só a nível da saúde do indivíduo, mas também a nível social, sendo por isso o álcoolismo considerado um problema social e não um problema individual. Os seguintes tópicos transmitem alguns dos problemas associados ao precoce e/ou excessivo consumo de álcool:
  • Abandono escolar;
  • Perturbações nas relações sociais e de ordem pública;
  • Delitos e criminalidade;
  • Desemprego;
  • Acidentes;
  • Negligência perante a família;
  • Perda dos velhos amigos;
  • Problemas financeiros.

Consequências imediatas do consumo de álcool

         
O Consumo de álcool vem já dos tempos pré - históricos e tem marcado todas as civilizações ao longo dos séculos. Todos nós temos, de uma forma ou de outra, a noção do significado de embriaguez/ bebedeira (ou, por outras palavras: bezana, chiba, buba, piela, cabra, borracheira, biriteira, pifo...). Estas palavras servem para descrever a ingestão única de uma grande quantidade de álcool, quantidade essa que conduz a uma intoxicação aguda, que, por sua vez, favorece o aparecimento de perturbações físicas e mentais:
  • Excitação psíquica;
  • Euforia;
  • Falta de capacidade crítica;
  • Alterações da coordenação motora;
  • Desequilíbrio;
  • Confusão;
  • Vómitos/náuseas;
  • Sono profundo, coma e, eventualmente, morte.
         Estas são algumas das consequências imediatas do consumo álcool. Como se pode constatar, a maioria é negativa. No entanto, são apreciadas por um número muito elevado de jovem que gosta, sobretudo, da desinibição, excitação, euforia...
O Consumo de álcool tornou – se um hábito entre a população jovem. É frequente e até aceitável ver e conviver com adolescentes embriagados, de tal modo que se tornou uma preocupação da sociedade. Somos apenas jovens que em pouco nos distinguimos dos outros , mas a verdade é que as consequências do excesso e precoce consumo de álcool constituem uma preocupação nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.